Batalha das Ardenas completa 60 anos

Aproximava-se o Natal de 1944, o quinto da Segunda Guerra Mundial. O pesado inverno europeu parecia cobrir com gelo qualquer sinal de vida. Nada parecia mexer-se. Os soldados anglo-americanos, acampados não muito longe da fronteira alemã, estavam a espera da chegada dos pacotes vindos de casa com agasalhos e enlatados.No entanto, não foi isso que receberam na manhã do dia 16.Uma tormenta de fogo e aço desabou sobre eles.Começava assim a batalha das Ardenas.

771px-battle_of_the_bulge

Seis meses depois do desembarque aliado na Normandia ,  ( que libertou a França do domínio nazista ) , a Alemanha nazista lançava nas Ardenas belgas sua última grande ofensiva. Enquanto os belgas se preparavam para celebrar seu primeiro Natal em liberdade depois de cinco anos, Hitler tramava dividir a Bélgica em duas, alcançar o porto de Antuérpia e isolar assim os exércitos aliados que combatiam na Holanda.

O ataque começou  às 5h30 a partir de Monschau, na fronteira entre Alemanha e Bélgica, e de Echternach em Luxemburgo. As tropas avançadas americanas foram pegas de surpresa ; para os civis começou um novo êxodo em pleno inverno.

Durante os dois primeiros dias da ofensiva, as colunas blindadas SS romperam as defesas americanas, cometendo atrocidades por onde passavam (sobretudo na região de Stavelot e de Trois Ponts, ao norte das Ardenas.)

“As SS lançaram por trás das primeiras linhas inimigas pára-quedistas disfarçados com uniformes americanos que falavam inglês perfeitamente, responsáveis por executar atos de sabotagem e espalhar boatos entre os oficiais dos Estados Unidos.”

malmedyFotos do Massacre de malmedy , onde 90 prisioneiros de guerra americanos foram mortos por soldados da SS alemã.


A ofensiva alemã só foi contida quando a 101ª divisão americana de paraquedistas cheogou em Bastogne , comandada por Tony McAuliffe .O general George Smith Patton (EUA)  lançou uma contra ofensiva em meio a uma forte nevasca
.

Uma semana depois , graças às melhores condições climáticas, a aviação aliada ( Força Aérea Britânica e a Americana) consegue atacar as divisões panzers que estavam em Bastogne e abastecer a cidade. A Batalha durou até o natal, quando no dia 26 de dezembro, Patton conseguiu romper o cerco de Bastogne e executar um avanço estratégico que seria fundamental para o fim da batalha.

aliados Soldados aliados na batalha/Suprimentos sendo jogados pelos aviões

As posições se mantiveram até 17 de janeiro, mas pouco a pouco os alemães começaram a perder terreno.À medida que grande parte de seus blindados era destruída ou ficava imobilizada pela falta de combustível, eles precisavam recuar. Sangrentos combates, inclusive corpo a corpo e com armas brancas, foram registrados até 18 de janeiro de 1945, data oficial do fim da batalha das Ardenas.

“Porém, apenas no dia 31 de janeiro as tropas alemãs foram empurradas para mais além da linha de frente da qual haviam partido em 16 de dezembro. Esta vitória, particularmente dolorosa – quase 15 mil mortos americanos e 2,5 mil civis belgas – acelerou bastante o fim da guerra.”

Enquanto os britânicos tiveram 1400 mortos nas Ardenas, os americanos sofreram a sua maior perda  na batalha mais sangrenta da segunda guerra mundial. Pelo menos 90 mil mortos ou feridos , segundo a contagem oficial dos EUA.A Alemanha ficou em “segundo lugar”  , na campanha custou 84 mil soldados para a wehrmacht.

Mais fotos

644px-troops_advance_in_a_snowstorm

Neve espessa e o frio tornam a guerra ainda mais aterrorizante

769px-deadbelgiumcivilians1944 Civis Belgas mortos por soldados alemães

Bild 183-J28589

442px-bundesarchiv_bild_183-j28619_ardennenoffensive_gefangene_amerikanerAmericanos capturados

Anúncios
Published in: on dezembro 16, 2008 at 10:22 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://grandesbatalhas.wordpress.com/2008/12/16/batalha-das-ardenas-completa-60-anos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: