23 de Dezembro : 69 anos do falecimento do “Holandês Voador”

436px-anthony_fokker_1912Anton Herman Gerard Fokker , mais conhecido como o holandês voador , foi um empresário dos Países Baixos , pioneiro da aviação  industrial e do ramo aeronáutico.

Em 1910, Fokker foi enviado pelo pai para Alemanha para estudar mecânica. Mas seu interesse estava na aviação, levando-o a mudar de escola. Nesse mesmo ano Fokker construiu a sua primeira aeronave “de Spin” ( “aranha”) que foi destruída pelos seus sócios devido a um choque com uma uma árvore. Conseguiu sua licença de piloto no seu segundo Spin.

fokker_spin

Fokker Spin

Nos Países Baixos, tornou-se uma celebridade ao voar em torno da torre da igreja de Sint-Bavokerk em Haarlem, em 31 de agosto de 1911, com a terceira versão do “Spin”. Adquiriu ainda mais fama sobrevoando o aniversário da rainha Wilhelmina.

Em 1912, Fokker mudou-se para Johannisthal perto de Berlim onde ele fundou sua primeira empresa própria, a Fokker Aeroplanbau. Nos anos seguintes, ele constrói uma grande variedade de aviões. Transferiu sua fábrica para Schwerin onde esta foi renomeada Fokker Arado GmbH, e posteriormente Fokker Werke GmbH.

No início da Primeira Guerra Mundial , o governo alemão assumiu o controle da fábrica. Fokker permaneceu como diretor e projetou muitos aviões para a força aérea alemã, incluindo o Fokker Dr.I, o triplano que ficou famoso nas mãos de ases, como Manfred Von Richtofen ( o célebre Barão Vermelho ,e a propósito…o sobrenome não lhe é familiar ? Pode acreditar , é ele mesmo , o avô da Susana Von Richtofen que matou os pais ). Inspirado em um projeto de Roland Garros desenvolveu um dispositivo que permitiu a metralhadora disparar através das lâminas da hélice. Ao todo, a sua empresa fabricou cerca de 700 aviões militares para a força aérea alemã.

fokker_dr1_on_the_ground Fokker Dr.I sendo usado pelo Barão Vermelho

Em 1922, mudou-se para os Estados Unidos. Lá, ele estabeleceu o ramo americano de sua empresa, a Atlantic Aircraft Corporation.Anthony Fokker morreu em Nova Iorque , 17 anos depois ,  por complicações em uma cirurgia com apenas 49 anos de idade.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://grandesbatalhas.wordpress.com/2008/12/23/23-de-dezembro-69-anos-do-falecimento-do-holandes-voador/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: