29 de Dezembro : 92 anos do falecimento de Rasputin

No dia 29 de Dezembro de 1916 , morre o famoso místico russo Grigoriy Yefimovich Rasputin : Григо́рий Ефи́мович Распу́тин) ou apenas Rasputin , em Petrogrado , atual São Petersburgo.Por volta de 1905, a sua conhecida reputação de místico introduziu-o no círculo restrito da Corte imperial russa, onde diz-se que Rasputin chega mesmo a salvar Alexei Romanov ( filho do czar) de hemofilia.

Nascido na aldeia de Rasputje, Sibéria, em 1869, desde muito cedo sempre demonstrou um grandioso fascínio pelo ocultismo e por tudo o que fosse secreto. Enquanto crescia especializou-se em controle psicológico, técnicas de cura, teologia, leitura corporal, predestinação, ilusionismo, magnetismo, artimanhas teatrais e especialmente hipnose.

391px-rasputin_ptDiante desde acontecimento, a czarina Alexandra Ferovna , mãe de Romanov , dedica à rasputin atenção desmedida e  confiança cega.Com esta proteção o místico consegue influenciar, ocultamente, a Corte e principalmente a família imperial russa, que o colocam no topo da hierarquia da poderosa Igreja Nacional Russa.

rasputin129

Rasputin soube aproveitar sua situação com brilhantismo, não havia decisão importante de Nicolau II que não passasse pelo aconselhamento do “Amigo da Família”.Sua fama espalhou-se da capital para todo o império. E figuras de autoridade de todo o reino batiam a porta de Rasputin em busca de algum favor da realeza. De certa forma, o maior império do século XIX passou a ser comandado por um bruxo.

rasputin107

No entanto, seu comportamento  promíscuo (supostas orgias e envolvimento com mulheres da alta sociedade) justificará denúncias por parte de políticos. O czar Nicolau II afasta então Rasputin, mas a czarina Alexandra mantém a sua confiança absoluta no decadente monge.

rasputin114

A Primeira Guerra Mundial trouxe problemas para rasputin.O Czar Nicolau II é obrigado a ocupar-se com assuntos militares. O palácio e o governo interno passaram para as mãos de Alexandra e conseqüentemente para Rasputin. Descontentes com sua forte influência , a nobreza russa passou então a conspirar pela morte do ‘Monge Louco’.Ele era acusado de ser um espião em serviço da Alemanha.Escapou de várias tentativas de aniquilamento , no entanto , a que o matou, ficou famosa pela “insistência” do monge.

Primeiro ele foi envenenado num jantar, porém sua úlcera crônica fez com que ele expelisse todo o veneno,depois foi fuzilado ,levando um total de onze tiros, tendo ainda sobrevivido; foi castrado e continuou vivo, somente quando foi agredido e o atiraram inconsciente no rio Neva ele morreu, não pelos hematomas, nem afogado, mas de frio.

rasputin131

_____________

Saiba mais :

Filmes com Rasputin

* 1932 – Rasputin and the Empress (Rasputin e a Imperatriz) de Richard Boleslawski – C/ Lionel Barrymore (Rasputin)
* 1960 – Les Nuits de Raspoutine (Noites de Rasputin) de Pierre Chenal – C/ Edmund Purdom (Rasputin)
* 1966 – Rasputin, the mad monk (Rasputin, o monge louco) de Don Sharp – C/ Christopher Lee (Rasputin)
* 1967 – J’ai tué Raspoutine (Eu matei Rasputin) de Robert Hossein – C/ Gert Fröbe (Rasputin)
* 1971 – Nicholas and Alexandra (Nicolas e Alexandra) de Franklin J. Schaffner – C/ Tom Baker (Rasputin)
* 1981 – Agoniya (Agonia) de Elem Klimov – C/ Aleksei Petrenko (Rasputin)
* 1996 – Rasputin (Rasputin) de Uli Edel – C/ Alan Rickman (Rasputin)
* 1997 – Anastasia (animação) de Don Bluth e Gary Goldman – C/ Christopher Lloyd (Rasputin) voz
* 2004 – Hellboy de Guillermo del Toro – Karel Roden (Rasputin)

Anúncios
Published in: on dezembro 29, 2008 at 12:50 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://grandesbatalhas.wordpress.com/2008/12/29/29-de-dezembro-92-anos-do-falecimento-de-rasputin/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: