50 anos da Revolução Cubana : Parte 1

250px-1952batista1Em ferozes combates , as tropas revolucionárias derrotam os batalhões do governo.Colunas rebeldes partem de diversos pontos do território cubano em direção à Santa Clara , capital da província, a fim de tomar o poder.Em 1° de Janeiro de 1959 , Fulgêncio Batista ( ex-presidente cubano ) , foge do país numa manobra de última hora, escoltado pelos americanos , marcando definitivamente a vitória da Revolução.

( Fulgêncio Batista na foto )

O País antes da Revolução

Cuba foi uma colônia espanhola durante quatro séculos.Após ter seus metais preciosos tomados até o esgotamento , a produção de cana-de-açúcar se tornou a base da sua economia.Da mesma forma que no Brasil , estavam presentes a monocultura latifundiária e o uso de trabalho escravo africano.

cespedesEm 1868 começa o primeiro movimento de independência , comandado por Carlos Manel Céspedes ( Foto ao lado).Após se levantar contra o governo espanhol , proclamar a independência de Cuba e exigir a libertação dos escravos , o exército de céspedes foi reprimido e resistiu até 1878 , quando as tropas espanholas retomaram a ilha.

Nesse meio tempo , surge outro herói , José Marti (foto à direita), que invade Cuba em 1895.Mesmo tendo mojose_martirrido um mês após o desembarque , o combate durou até 1898 quando, com a entrada dos Estados Unidos no conflito, a luta pela independência foi abortada e Cuba passou a ser colonia dos EUA.

Derrotados, os espanhóis retiraram-se e os Estados Unidos declararam a independência(?) de Cuba, que se tornou um protetorado americano, sendo nomeado um Governador-Geral , o General norte-anericano John Brooke.Com a ilha em suas mãos ,o governo americano criou propostas econômicas que atingissem exclusivamente sues interesses.Agora , Cuba só poderia exportar produtos para os Estados Unidos, e a preços baixíssimos.

Cuba permaneceu ocupada pelos Estados Unidos , até 1902 quando a Emenda Platt foi assinada.Na constituição cubana , consta se que os EUA tem o direito de invadiro país a qualquer momento.A emenda  permaneceu mantendo Cuba um protetorado estado-unidense até 1933 , quando Fulgêncio Batista dá um golpe de estado e toma o poder do ditador Geraldo Machado.

Em 1940 , Batista foi eleito presidente da Repúlblica.Com o novo governo , Cuba progrediu consideravelmente , (também devido o estouro da II Guerra Mundial ), no entanto , ainda era um dos países mais pobres do caribe.Quase toda a infra-estrutura urbana era proveniente de capital exterior.O governo batista foi marcado por repressão contra os movimentos operários , desigualdade social e corrupção , problemas que mobilizaram os jovens a protestar e adquirir idéias revolucionárias descendentes do bloco soviético.

Parte 2 em breve 🙂

Feliz Ano Novo à Todos!

Anúncios
Published in: on janeiro 1, 2009 at 1:29 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://grandesbatalhas.wordpress.com/2009/01/01/50-anos-da-revolucao-cubana-parte-1/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: